Clique nas imagens para ampliar
Conheça - Aço astm a516
Aço astm a516, esta especificação abrange chapas de aço carbono destinados principalmente para o serviço em vasos de pressão soldadas onde melhorou ductilidade é importante. De acordo com diferentes níveis de intensidade, as chapas de aço astm a516 estão disponíveis em quatro tipos: os tipos 55, 60, 65, e 70. A espessura máxima das placas é limitada apenas pela capacidade da composição para satisfazer os requisitos de propriedades mecânicas especificadas.
O aço astm a516 devem ser abatidos e deve estar em conformidade com os requisitos de tamanho de grãos austeníticos finas. As propriedades mecânicas, tais como resistência à tracção, resistência à cedência e alongamento deve ser determinada por um teste de tensão para as chapas de aço astm a516. Normalmente, utilizados como chapa de aço para confecção de vasos de pressão, Baixas ou moderadas temperaturas de serviço. Soldável por diversas técnicas, Resistência à tração mínima de 60. Chapas de classe aço ASTM 516 Grau 60 utilizado na construção de vasos de pressão, sujeitos a trincas de corrosão sob tensão em ambiente contendo H2S. Tomando como referência o procedimento padrão de soldagem de fabricação adotado para esse material, que emprega eletrodos revestidos AWS E 7018 com aporte térmico de 10 kJ/cm e tratamento térmico pós-soldagem (TTPS), foram comparados procedimentos alternativos, com o objetivo de estabelecer uma metodologia para o reparo sem a necessidade de uso de TTPS. Nesse sentido, com base em uma caracterização prévia da microestrutura e dureza, bem como da geometria do cordão e da ZAC, foram definidas as condições para reparo pela técnica do "passe de revenido" utilizando: i) eletrodos AWS E 7018 e ii) E 6013 na camada de cobertura.
Também foi explorado no aço astm a516 o martelamento de cada passe de solda como recurso para eliminar as tensões trativas na região da zona fundida. Para simular o reparo segundo os diferentes procedimentos foram soldados remendos circulares com diâmetro de 80 mm, em chapa de aço astm a516 de 25,4 mm de espessura. As tensões residuais medidas pelo método de difração de raios X e o método do furo cego associado à extensometria, ao lado da microestrutura e dureza máxima observadas na zona fundida e na ZAC, serviram com um critério preliminar para avaliar a eficácia das várias técnicas empregadas, conforme o objetivo de tornar a junta soldada menos susceptível a trincas de corrosão sob tensão no aço astm a516.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2958-6055 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!