Clique nas imagens para ampliar
Características da barra de aço 1020
O aço 1010 ou o aço 1020 (DIN/SAE 1010/20) apresentam boa soldabilidade, boa forjabilidade, é um aço de média usinabilidade, este aço não apresenta as mesmas características dos aços especiais pois algumas de suas características não são controladas durante a fabricação, portanto não são garantidas os teores de elementos químicos e impurezas conforme norma NBR 6006, o que inclui também as faixa de temperabilidade.
Disponível em barra de aço 1020 redondas, barra de aço 1020 quadradas, e barra de aço 1020 sextavadas, nos acabamentos - Laminados - Forjados - Trefilados - Retificados.
Aplicação do aço 1010 e aço 1020
Industria agrícola, de maquinas e equipamentos, de construção estrutural, etc.
A barra de aço 1020 é uma barra de aço com a qualidade SAE 1020, a barra de aço 1020 tem baixo carbono segundo a norma SAE com 0,2% de carbono, tem fácil usinabilidade e alta tenacidade e baixa dureza. Aplicados na mecanica em geral como peças comuns por ter baixo custo. Porém o aço 1020 não pode ser temperado e beneficiado.
De acordo com a norma ABNT, a nomenclatura "aço 1020" indica que ele pertence ao grupo dos aços comuns ao carbono e que possui 0,20%pC, encaixando-se no subgrupo de aços de baixo carbono, os quais contêm, no máximo, 0,25%pC. Esse material é de boa maleabilidade, fácil de ser forjado, soldado e usinado. Geralmente é usado em estruturas mecânicas, como chapas de automóveis, em peças rosqueadas, barras laminadas e perfiladas e em muitas outras aplicações que tirem vantagens da sua ductilidade e tenacidade e que não estejam sujeitas ao desgaste. A empresa Gerdau, por exemplo, indica esse tipo de aço para aplicação em parafusos, eixos, componentes forjados sem maiores exigências, barra de distribuição, peça cementada e tubos soldados.
Classificação SAE
A classificação dos aços segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA) é a mais utilizada em todo o mundo para aços-carbono (aços sem adição de elementos de liga, além dos que permanecem em sua composição no processo de fabricação) e aços de baixa liga (aços com baixas porcentagens de elementos de liga).
A classificação SAE é baseada na composição química do aço. A cada composição normalizada pela SAE corresponde a uma numeração com 4 ou 5 dígitos, por isso chamamos de barra de aço 1020.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2958-6055 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!